Papa Francisco tem alta após 38 dias internado

O Papa Francisco está de volta ao Vaticano. A Sua Santidade deixou o hospital Gemelli nesse domingo (23/03) após 38 dias internado. O anúncio da alta foi no dia anterior, quando os médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone fizeram um alerta para o fato de que o Papa está mais magro, contudo, Francisco, ainda do alto da sacada do hospital, apareceu bem, com um semblante sereno, acenando para os fiéis com o sinal de “joia” com o polegar em riste.

Em meio à multidão de três mil pessoas, Francisco reconheceu uma senhora, Carmela Mancuso, de 78 anos, que todas as quartas-feiras participa da Audiência Geral para lhe entregar um maço de rosas: “E vejo essa senhora com as flores amarelas. É uma boa pessoa”, disse ainda o Papa do 5º andar do Hospital, e não do 10º, onde estava internado, justamente para ficar mais próximo dos fiéis.

Após deixar o hospital, Francisco seguiu para a Casa Santa Marta no Vaticano, parando na Basílica de Santa Maria Maior para depositar o ramalhete recebido de Carmela diante do ícone da Salus Populi Romani, em agradecimento pela recuperação. Antes de entrar na residência, saudou os militares que fazem a guarda no portão próximo ao local.

Sempre consciente

O Papa Francisco enfrentou uma pneumonia severa, mas apresentou quadro estável nas últimas semanas. Ele permaneceu consciente durante todo o tratamento. A recomendação médica é pela continuidade do tratamento farmacológico, sendo necessário repouso por pelo menos dois meses.  Trata-se, disseram os médicos, uma alta “protegida”, e a recuperação demandará fisioterapia respiratória e motora, além de suporte diário com oxigênio e acompanhamento médico.

Gostou? Compartilhe nosso conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Posts relacionados