A nova narrativa de Flávio Bolsonaro

POR ADRIANA FERREIRA


O senador e pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro, do PL, desembarcou nos Estados Unidos em busca de uma agenda positiva ao lado do presidente norte-americano Donald Trump. No entanto, a tentativa de mudar o foco das atenções é certa. O desgaste, pós polêmica com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro foi grande. Os fatos comprovam e as pesquisas Quaest e Datafolha estão disponíveis para quem quiser conferir. Fato é que quando algo não vai bem… o ideal é: recalcular a rota. 

 

E é o que Flávio Bolsonaro está fazendo. Trocou marqueteiro e já mostrou seu outro lado. Trocou a sala de casa, o café da manhã com filhos e vídeos de “família Margarina” por um ar bélico. Literalmente. Tira a camisa verde e amarela com a frase: “Pix é do Bolsonaro, Master é do Lula” e veste uma camiseta branca, básica, lisa e o toque final: coloca um colete à prova de balas. Em cima do colete, volta a camisa verde e amarela, mas assinada por Bolsonaro. Seria a personificação do “mito”? 

 

O sorriso e as dancinhas dos vídeos de início de pré-campanha deram lugar ao semblante sério, compenetrado, como alguém se preparando pra encarar o confronto. A música do vídeo ajuda a dar o tom de ação. Flávio Bolsonaro parece falar sozinho, como se pensasse alto: “… tentaram fazer com meu pai, não conseguiram, não posso dar sopa ao azar”, “Eu sei do que eles são capazes”. Seria a tentativa de recriar se colocar na posição de vítima, de mártir, de herói? Isso os novos marqueteiros devem saber bem! 

 

Seria uma tentativa de recriar a figura do pai que venceu as eleições em 2018, após uma facada? Uma das cenas principais retratadas pelo filme “The Dark Horse”, patrocinado com dinheiro de Daniel Vorcaro. Pra fechar: a cena fechada do livro “A Arte da Guerra”, do filósofo chinês Sun Tzu. Um best seller que virou livro de cabeceira para lideranças. A obra traz insights de como superar desafios complexos e mudar de tática conforme muda o ambiente. Seria por acaso? Tenho certeza que não. 

Gostou? Compartilhe nosso conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Posts relacionados