O prefeito Álvaro Damião tomou posse nesta quinta-feira (03/04) como Prefeito de Belo Horizonte. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Álvaro foi eleito vice-prefeito em outubro do ano passado e, após quase três meses como prefeito em exercício, passa a administrar a capital mineira oficialmente, após a morte de Fuad Noman, aos 77 anos, no último dia 26/03.
Jornalista e vereador por dois mandatos (2017 a 2020 e 2021 a 2024), Álvaro Damião pregou a harmonia entre os poderes. “Assumo com profundo senso de responsabilidade e humildade o cargo de prefeito da nossa amada capital. Meu coração está dividido entre a missão que recebo e a saudade que já se impõe dentro de mim. O luto e a tristeza tomam conta de nós. O destino me determinou que devo liderar essa cidade, mas a missão e o trabalho são de todos que resolveram seguir na vida pública. A harmonia entre os poderes é essencial para avançarmos e reafirmo o meu compromisso com o diálogo franco, democrático e respeitoso com cada vereador e vereadora desta cidade”, destacou.
O prefeito destacou também que pretende zerar a fila para rastreamento do câncer de mama; entregar 11 novas escolas para a educação infantil, realizar obras de urbanização de vilas e favelas; construir novas unidades habitacionais para famílias de baixa renda; além de dar continuidade às intervenções contra enchentes. “Me comprometo a continuar o que foi construído, a ampliar os acertos e fazer desta gestão uma ponte entre o que Fuad Noman começou e o que Belo Horizonte ainda pode alcançar”, disse após assinar o termo de posse.
Além do prefeito empossado, compuseram a mesa de honra da solenidade, o governador do Estado, Romeu Zema, o presidente da Câmara Municipal de BH, Juliano Lopes; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite; e demais autoridades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Procuradoria-Geral de Justiça, Defensoria Pública Geral do Estado de Minas Gerais, 4ª Região Militar do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte e Sebrae Minas.
Biografia
Nascido em Belo Horizonte, Álvaro Damião tem trajetória na comunicação, além da carreira política. Ele trabalhou por quase 30 anos como apresentador e repórter esportivo da Rádio Itatiaia e também atuou como apresentador da TV Alterosa, por cinco anos.
Foi eleito vereador em 2016, pelo PSB, com 6.093 votos. Em 2020, foi reeleito com 12.742 votos, pelo União Brasil. Nas eleições do ano passado, foi convidado para ser vice de Fuad Noman na candidatura à reeleição. Foram eleitos no segundo turno, com 670.574 votos.
Prestação de contas
O prefeito Álvaro Damião entregou à Câmara Municipal relatório com a prestação de contas do Executivo Municipal referente a 2024, conforme determina a Lei Orgânica de Belo Horizonte. Também apresentou as principais entregas da Prefeitura no primeiro trimestre de 2025 e as metas para o ano.