O mundo está tentando entender os possíveis impactos das últimas decisões econômicas de Donald Trump. O chamado “tarifaço” é a palavra-chave da vez. Está cabendo ao Brasil lidar com a taxa de 10% imposta pelo mandatário norte-americano sobre os produtos brasileiros que desembarcam por lá. Contudo, há países que “ganharam” tarifa ainda maior. Para entender esse cenário complexo, o Rede Notícia, noticiário da TV Horizonte e Rádio América, desta quinta-feira (03/04), entrevistou o professor, advogado e analista internacional Vladimir Feijó.
Os apresentadores Juliana Lima e João Eduardo Santana conversaram com o especialista sobre as implicações da decisão de Trump para o Brasil e para o mundo. Feijó explicou que a intenção de Trump com as tarifas parte da crença de que os produtos estrangeiros são baratos demais em comparação com os bens americanos, o que, segundo ele, prejudica a força de trabalho dos EUA. No entanto, Feijó alerta que tarifas mais altas acabarão por onerar os consumidores com o aumento dos preços, o que pode levar à redução do consumo por lá.
As ramificações geopolíticas, especialmente sobre como os aliados podem reagir e se isso forçará países como o Brasil a reconsiderarem sua dependência do mercado norte-americano também foram destaques durante a conversa. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo: