Cinema em Minas Gerais: três festivais gratuitos agitam BH e Diamantina em setembro.

Por: Suelen Ogando 

Setembro chega iluminando as telas e movimentando a cena cultural em Minas Gerais. O estado se transforma em palco para três grandes festivais de cinema que unem tradição, diversidade e novos olhares, atraindo diferentes públicos e promovendo um verdadeiro encontro entre cineastas, críticos, estudantes e apaixonados pela sétima arte. E o melhor: com entrada gratuita! 

  • 2º Festival de Cinema de Diamantina (16 a 20/09, Diamantina-MG) 

No Vale do Jequitinhonha, Diamantina se firma como polo audiovisual com uma programação intensa de exibições, mesas-redondas e atividades formativas em meio ao cenário histórico da cidade, patrimônio cultural da humanidade. Com cerca de 1.800 filmes inscritos de 14 estados, a curadoria contou com nove profissionais de Minas, São Paulo e Pernambuco. A edição traz sete longas e 46 curtas, além da Cinerata, que vai projetar clássicos como One Week (1920) e The Railrodder (1965) em um telão, na famosa Rua da Quintada, com trilha ao vivo por uma orquestra no chão e a Orquestra Jovem nas sacadas, durante a tradicional Vesperata. 

Programação completa: cinediamante.com.br/programacao 

  • KOFF – Festival de Cinema Coreano (16 a 21/09, BH-MG) 

Belo Horizonte recebe no Sesc Palladium uma mostra dedicada à riqueza da cinematografia da Coreia do Sul. Idealizado por Márcia Kling e produzido por Daniel Sobral, o festival traz nove sessões de curtas e longas premiados, inéditos no Brasil e sucessos de bilheteria. Após passar por sete cidades, mais do que exibições de filmes, o festival é uma oportunidade de aproximação cultural entre Brasil e Coreia, fortalecendo laços, incentivando o intercâmbio artístico e ampliando o repertório do público sobre diferentes modos de ver e narrar o mundo.  O Festival ainda homenageia o cineasta Lee Chang-dong e comemora os 50 Anos da KOFA – Korean Film Archive, exibindo obras do cinema coreano dos anos 50, restauradas digitalmente em 4k. 

 Programação completa: koffko.com.br 

  • 19ª CineBH – Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte e 16ª CineMundi (23 a 28/09, BH- MG) 

Realizado em 10 espaços culturais da capital pela Universo Produção, sob idealização de Raquel Hallak, o evento é referência nacional e foca em discutir a nova cadeia produtiva do audiovisual na América Latina, estabelecendo conexão com a produção audiovisual de Minas e do Brasil. Assim como exibir e estabelecer intercâmbio com a produção latino-americana e contextualizar o mercado audiovisual. Referência no calendário cultural brasileiro, o evento se destaca por sua programação plural, que inclui mostras nacionais e internacionais. Além da programação que inclui Brasil CineMundi, em sua 16ª edição, que conecta produções brasileiras a curadores e investidores de todo o mundo. Estão previstos ainda atividades formativas como labs de desenvolvimento, workshops, mentorias e consultorias. 

 Programação completa: cinebh.com.br 

 Assim, setembro se consolida como o grande mês do cinema em Minas Gerais, oferecendo experiências únicas, acesso gratuito à arte e oportunidades de reflexão sobre o papel do audiovisual na sociedade contemporânea. Uma celebração que vai muito além da tela, fortalecendo a cultura e aproximando ainda mais o cinema das pessoas. 

Gostou? Compartilhe nosso conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Posts relacionados