O primeiro grupo escolar de Belo Horizonte, a atual Escola Estadual Afonso Pena, localizada na avenida João Pinheiro, no bairro Boa Viagem, vai ser restaurada. De acordo com o Governo de Minas, a obra terá um custo inicial de R$ 7 milhões e será conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Os trabalhos estão previstos para começar em agosto. No entanto, cerca de 830 estudantes da instituição já foram transferidos para um anexo da Escola Estadual Central, no bairro de Lourdes. Segundo as estimativas, as obras devem durar dois anos.
Dessa forma, a restauração do prédio tem como objetivo preservar o patrimônio histórico, mantendo suas características culturais e, ao mesmo tempo, melhorando a estrutura da escola. Com isso, o local será mais acessível, com todas as adequações necessárias, garantindo conforto tanto para os estudantes quanto para os colaboradores da rede pública estadual de educação.
Prédio histórico
O prédio da Escola Estadual Afonso Pena foi inaugurado em 1897, mesmo ano de fundação da capital mineira. Inicialmente, ele foi projetado para abrigar o Secretário de Estado do Interior. Mais tarde, em 1906, o local passou a receber o Primeiro Grupo Escolar de Belo Horizonte, que funcionou ali até 1913, quando houve a transferência do segundo grupo. Já em 1914, foi batizada de Grupo Escolar Afonso Pena. Anos depois, a edificação foi tombada pelo patrimônio estadual em 1983 e, posteriormente, pelo município em 1994.
Antes do início das intervenções, o local sediará a 10ª edição da mostra “Modernos Eternos BH 2025”, que acontecerá entre os dias 24/6 e 20/7. Trata-se de um evento anual que reúne arquitetura, design, décor, arte, história, gastronomia e entretenimento.