Por: Suelen Ogando
De 23 a 28 de setembro, Belo Horizonte se transforma em palco do cinema mundial com a realização da 19ª CineBH – International Film Festival e do 16º Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução Audiovisual, idealizados por Raquel Hallak e Quintino Vargas, diretores da Universo Produção.
Com o tema “Horizontes Latinos: nós somos o nosso futuro?”, a edição deste ano abriu espaço para discutir o poder criativo e político do audiovisual latino-americano, celebrando a força de nossas histórias e a diversidade de olhares que atravessam a região.
A noite de abertura foi no Grande Theatro marcada pela exibição de “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, com chances de ser indicado ao Oscar 2026. A espera e a expectativa com o filme são tantas que a fila de espera para o ingresso dobrou o quarteirão do Cine Theatro Brasil. O evento contou com performances artísticas e também prestou homenagem ao ator Carlos Francisco, que marcou o audiovisual brasileiro em filmes como Bacurau (2019), Marte Um (2022) e, agora, em “O Agente Secreto”. A trajetória de Carlos atravessa décadas no teatro e no cinema, enriquecendo nosso cenário cultural.
Um dos grandes destaques foi o Debate Inaugural “Audiovisual como Projeto de País: Regulação, Democracia e Desenvolvimento”, que trouxe nomes do cinema e da política para debater o futuro das telas, reforçando o audiovisual como um setor estratégico para a cultura e para a sociedade brasileira.
Ao longo de seis dias, o público pôde mergulhar em uma programação intensa em 10 espaços culturais, com entrada gratuita para todas as idades. O festival exibe 101 filmes, incluindo 48 longas-metragens, 52 curtas e um média-metragem, proporcionando uma imersão completa no melhor do cinema nacional e internacional. Foram filmes de 14 estados brasileiros e 13 países, mais encontros, debates, oficinas e oportunidades de networking para profissionais do cinema.
A noite de encerramento no Theatro de Câmara no Cine Theatro Brasil conta com o anúncio e premiação dos filmes vencedores da Mostra Competitiva Território: Melhor Filme, Melhor Presença, Destaque do Júri, Prêmio Abraccine. Além do anúncio e premiação dos projetos vencedores dentro do 16º Brasil CineMundi.
A CineBH e o Brasil CineMundi mais uma vez mostraram por que são referência: além de exibir produções marcantes, criam pontes entre realizadores, público e mercado internacional, fazendo de Belo Horizonte um verdadeiro ponto de encontro do cinema latino-americano.