“Eu não tenho vergonha de dizer que ainda não encontrei a equipe titular”, disse o técnico Cuca após a vitória do Atlético por 2 a 1 contra o Godoy Cruz, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O treinador do Galo deu início aos trabalhos no clube no dia 8 de janeiro deste ano, quando começou a sua quarta passagem na história do Galo. Ou seja, já são mais de sete meses de trabalho no Atlético e o comandante da equipe afirma, a esta altura dos campeonatos, que não tem os 11 titulares do time.
Aqui sugiro um exercício de reflexão: se fosse qualquer outro técnico dizendo isso, que não o treinador mais vencedor da história do Atlético, seria perdoado? Se o Milito, que chegou às finais da Copa do Brasil e da Libertadores com muito custo, falasse esta mesma frase, ele seria perdoado? Passaria ileso diante de uma confissão de ineficiência e desorganização?
Qual a imagem um time passa quando o técnico diz que não tem um time titular já no segundo semestre do ano? Ao meu ver, o que fica é a sensação de completa desorganização, falta de comando e de diálogo dentro do vestiário.
“A gente faz o que pode”
Após a derrota para o Grêmio, por 3 a 1, pela 20ª rodada do Brasileirão, o técnico Cuca foi perguntado ao que se deve a inconsistência do Atlético de não conseguir jogar dois tempos iguais. O treinador, claramente desanimado na coletiva de imprensa, respondeu:
“Não saberia te dizer certinho. Se eu soubesse, faria o contrário, faria jogar os dois tempos. A gente faz o que pode, dentro do que é possível”.
Como o torcedor pode ter expectativa e esperança de melhoras quando o treinador do seu time do coração diz não encontrar o problema? Neste momento o técnico parece contar mais com a sorte do que com a competência do próprio trabalho, que não é capaz de enxergar os próprios erros.
O Galo voltou pós-mundial?
Desde o retorno do Campeonato Brasileiro após a pausa para o Mundial de Clubes, o Atlético teve seis partidas, com quatro derrotas, um empate e somente uma vitória – essa contra o RB Bragantino, único time que faz campanha pior do que o Galo. Com isso, o time comandado por Cuca somou apenas quatro pontos em seis jogos. Uma pausa que poderia ser benéfica para o Atlético, parece não ter adiantado de nada.
Por Sara Zeferino | Jornalista